quinta-feira, 2 de abril de 2009

A aposentadoria de Gabriel García Marquez.


A ocasião merece uma postagem melhor que essa, mas infelizmente estou sofrendo algumas limitações de tempo, que espero solucioná-las em breve. De toda forma não posso deixar ficar em branco o que foi noticiado ontem em várias agências de notícias [1]; que Gabriel García Marquez irá se aposentar, e assim, não escreverá mais livros. Apesar de não ter visto nenhuma declaração do próprio lembro-me de tê-lo visto dizer na Feira de livros de Guadalajara, em fevereiro, que "escrever livros dá trabalho". Numa declaração que me parecia que esse processo estava se tornando pesaroso ao longo desses anos todos. Eu ainda estou encarando com uma notícia de primeiro de Abril, torço para que seja, mas recebi a notícia com muito pesar e achei, a posteriori, que era inconcebível ele parar de escrever, numa espécie de "Como assim parar?!?!"... Mas o grande escritor, se assim decidiu, terá agora o seu merecido descanso. Já fez muito e não tem que continuar somente para suprir expectativas de leitores [minha!] e não por necessidade criativa ou coisa similar. Ele já nos iluminou muito ao, assim como Kant em relação à Hume, ser desperto para Literatura ao ler Metamorfoses de Kafka, e achar que poderia fazer o mesmo com seus personagens, criando assim a Literatura mágico-realista na América Latina.

Noticiou-se que ele também tem livros prontos ou semi-prontos que não sabe ainda se irá publicar. Entendo que cedo ou tarde, numa morte física futura [Ele é imortal!] irão ser publicados esse escritos. Mas quero que ele permaneça vivo por uns 100 anos mais.

Para quem não o conhece fica aqui a indicação de dois livros fundamentais: Cem Anos de Solidão. Que certamente está na minha paideuma e que, futuramente, farei uma análise aqui.

E General em seu Labirinto.

Bom descanso Gabo! e Boa Leitura pra vocês!




Sofista Minimus.

______________________
[1].Jornal da Madeira: Clique aqui para ver.

IOL: Ver.

E G1: Aqui.

2 comentários:

  1. Será uma perda para a humanidade.

    Comprei a obra política completa dele e poucos entendem as necessidades sociais quanto Marquez. Além da obra romântica fantástica (nos dois sentidos) que nos deixará legado.

    (Espero que não seja peça de primeiro de abril..haha)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Tenho curiosidade de ler a sua obra politica, já encontrei uma edição, mas o tempo pra lê-la é difícil de encontrar...

    Obrigado pela sempre pertinente visita, Renan.

    Abraço,

    Sofista.

    ResponderExcluir